Correção de Orelha Rasgada (Lobuloplastia)

As orelhas rasgadas são queixas frequentes no consultório e podem causar bastante incômodo estético. O tratamento depende do tamanho da fissura e pode variar desde a aplicação de ácidos no furo até a cirurgia para reconstrução do lóbulo afetado.

Foto de orelha rasgada ou fissurada, antes de uma lobuloplastia.
Lóbulo de orelha totalmente rasgado, indicação formal de cirurgia.

Respostas para as dúvidas mais comuns sobre orelhas rasgadas e lobuloplastia:

Todos os médicos com treinamento em cirurgia da pele são capacitados para realizar a cirurgia das orelhas rasgadas. No geral são os dermatologistas, cirurgiões dermatológicos, cirurgiões plásticos e cirurgiões gerais.

Nem sempre é necessário cirurgia para corrigir o lóbulo de orelha rasgada. Quando não houve um corte de todo o lóbulo, é possível corrigir com aplicação de ácidos fortes no local, o que gera uma ferida que cicatrizará fechando o furo depois.

Quando a orelha não está completamente rasgada, mas sim com um furo discretamente alargado, é possível diminuí-lo ou cicatrizá-lo completamente utilizando ácidos muito fortes, que causam uma inflamação local que cicatrizará posteriormente. É importante ressaltar que essa técnica não se aplica a todos os casos. Um médico experiente no procedimento poderá te orientar em relação ao seu caso individual.

Sim! Mas é preciso esperar a completa cicatrização da pele, o que no geral não ocorre antes de 6 meses.

O tempo entre a cirurgia de correção da orelha rasgada e o novo furo varia de acordo com o grau do rasgo inicial. No geral, quanto maior o rasgo, maior o tempo de cicatrização e mais tempo demora para fazer um novo com segurança. Geralmente não se recomenda realizar um novo furo antes de 6 meses.

Muito provavelmente sim. É preciso avaliar o motivo da orelha ter rasgado novamente, como por exemplo complexidade do corte, uso de alargadores, tabagismo, infecções e diabetes.

O procedimento é feito com anestesia local e dura cerca de 30 a 60 minutos, a depender do tamanho da fissura inicial. O paciente é liberado no mesmo dia com um curativo no local, que deverá ser trocado diariamente. Recomendamos evitar atividades que possam esticar ou gerar tensão no local operado por 14 dias. Os pontos, no geral, são retirados em 7 a 10 dias.

Em alguns casos específicos sim, mas a resposta definitiva depende do seu caso individual.

No geral é possível corrigir o furo após uso de alargadores de orelha e o procedimento é similar a uma lobuloplastia comum. 

O Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe a divulgação de preços de procedimentos ou cirurgias em sites da internet e sem a devida avaliação médica.

Art. 3º Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional.

Portanto, para saber o preço de uma lobuloplastia de forma ética e dentro da lei, o Dr Rodrigo Azevedo irá avaliar o seu caso específico em consulta médica e, havendo indicação do procedimento, lhe apresentará os custos e condições de pagamento.

Caso ainda tenha dúvidas, mande uma mensagem para o (19) 99427-9734 que teremos o maior prazer em lhe ajudar.

Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe a divulgação de fotos de antes e depois de procedimentos e cirurgias, mesmo que o paciente não seja identificado ou que tenha permitido. 

Portanto, não é permitido a divulgação desse tipo de conteúdo. De forma correta e ética, todas as dúvidas em relação à cirurgia para correção da orelha rasgada (lobuloplastia) são esclarecidas em consulta, desde antes do procedimento até o pós operatório.

Caso ainda tenha dúvidas, mande uma mensagem para o (19) 99427-9734 que teremos o maior prazer em lhe ajudar.

Ficou alguma dúvida? 

Entre em contato.

(32) 98418-3379

contato@mohsjuizdefora.com.br

Ou se preferir, mande uma mensagem por aqui mesmo. Sempre respondemos.

Rolar para cima